CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Leia o que nos informa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil na (Resolução n° 5, CNE/CEB, 2009), em seu artigo 10° sobre avaliação na Educação Infantil:

As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:

 

Assinale a única alternativa que traz uma informação errada sobre o artigo citado.


A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental


Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.

 


A retenção das crianças na Educação Infantil.


Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc).


A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.

Leia o que nos informa o Parecer 20 (2009, p.9), das DCNEIs ,2010.

 

“As práticas pedagógicas devem ocorrer de modo a não fragmentar a criança nas suas possibilidades de viver experiências, na sua compreensão do mundo feita pela totalidade de seus sentidos, no conhecimento que constrói na relação intrínseca entre razão e emoção, expressão corporal e verbal, experimentação prática e elaboração conceitual(...)”.

 

Portanto, para compreender o papel da Educação Infantil na formação de uma criança, é preciso compreender sobre o que pode significar “ter experiências” na Educação Infantil.

 

Leia as alternativas abaixo que trazem exemplos de experiências na Educação infantil de acordo com a leitura complementar A experiência de aprender na Educação Infantil.

 

I- Uma criança não aprende a Língua Portuguesa, mas, sim, as práticas de comunicação e expressão em sua língua, nas diferentes situações sociais.

 

II-Uma criança não aprende Literatura, mas, sim, a ser um bom ouvinte de leituras feitas pelos professores, a ser leitor/a antes mesmo de saber ler, a ser apreciador/a de bons textos literários, contador/a de histórias.

 

III-Uma criança não aprende História da Arte, mas, sim, a relacionar-se com as produções de artistas em diversos tempos.

 

IV-Uma criança não aprende Ciências, mas, sim, a explorar, observar, registrar, testar suas hipóteses sobre o mundo da natureza, comunicar o que aprendeu a outros.

 

V-Uma criança não aprende matemática, mas, sim, a realizar uma grande quantidade de atividades extraídas dos livros, decorando, completando e repetindo sempre para fixação.

 

Estão corretas apenas as alternativas:


I, II  e III.


I, II III e IV.


I, II IV e V.


II III e IV.


I  e III.

Leia a afirmativa abaixo:

Nesse jogo a criança representa papéis, que fazem parte do seu cotidiano: a menina se torna a mamãe, a filhinha, a fada, a professora; começa bem cedo aproximadamente aos 2 anos com algumas imitações e avança até os 6 ou 7 anos de forma mais elaborada. O menino poderá ser o papai, o policial, o Homem-Aranha, o lobo mau ou qualquer outro personagem que consiga imaginar. Parece um teatro, em que cada criança conta uma história.

De que jogo estamos falando:


Jogo simbólico


Jogo escolar


Jogo pedagógico


Jogo de regras


Jogo dramático

Muitas vezes o jogo, o brinquedo e a brincadeira, aparecem como sinônimos usados para definir a mesma atividade ou fenômeno lúdico.Mas, se formos analisar o contexto das definições apresentadas em documentos de educação, e autores diversos, chegaremos à conclusão que existem diferenças entre eles. Assim pensando, leia as afirmativas abaixo.

 

I- São objetos, instrumentos para brincar que podem ser de madeira, de plástico, de sucata, industrializados, ou confeccionados pelas próprias crianças.

 

II- Eles podem, também, ser construídos com sucata ou extraídos da natureza e transformados pelas próprias crianças (esses são os melhores): pedrinhas, gravetos, terra, folhas, penas, insetos, ou o que encontrarem pelo jardim da escola.

 

III- São considerados como suporte da brincadeira, possibilitando liberdade de criar e de explorar, se constitui mais um dos direitos de aprendizagem infantil.

 

Estas afirmativas são explicações sobre:


Brincadeiras


Jogos e brincadeiras.


Jogos, brinquedos e brincadeiras


Brinquedo


Jogos

A avaliação mediadora é uma prática avaliativa em construção, podendo ser utilizada com adaptações necessárias em todos os níveis de Educação.

Assinale abaixo, alguns princípios de uma avaliação mediadora:

I-Oportunizar aos alunos muitos momentos de expressar suas ideias.

II- Dialogar sobre a tarefa oferecendo ao aluno oportunidades de descobrir melhores soluções, ao invés de certo ou errado.

III-Transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento dos alunos em seu processo de construção de conhecimento.

 IV - Transformar os registros de avaliação numa forma quantitativa, mediada por notas e conceitos.

  V - Oportuniza atividades que a construção do aluno se torne reprodutiva e passiva.

 

Estão corretas as alternativas:


II, III e V, apenas.


IV e V, apenas.


I, II e IV, apenas.


I, IV   e V, apenas.


I, II e III, apenas.

Segundo Nóvoa (1991, p.68):

A prática educativa remete, frequentemente, para o processo ensino-aprendizagem e a própria investigação reporta-se, sobretudo, à ação didática. Mas a atividade dos professores não se circunscreve a esta prática didática. Nesta perspectiva, é necessário alargar o conceito prática, não a limitando ao domínio metodológico.  

 

A partir dos dizeres de Nóvoa, é necessário o professor de Educação Infantil alargar o conceito de prática, portanto:


O professor precisa ser um conhecedor do processo ensino-aprendizagem porque demonstra domínio metodológico.


O professor precisa ser afetivo, quando não possui o domínio metodológico.


O professor precisa apenas ter uma boa prática didática e domínio metodológico.


O professor precisa ir muito além do domínio metodológico.


O professor precisa ter o domínio metodológico proposto nos livros e programas da escola.

Para compreender o papel da Educação Infantil na formação de uma criança, é relevante pensar sobre o que pode significar “ter experiências” na Educação Infantil.

 

Com base na ideia expressa acima, avalie as seguintes asserções sobre o significado de se adquirir experiência na Educação infantil:

 

[...] conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade (DCNEI, art.3º).

 

Porque,

 

 

A compreensão do significado do que seja experiência infantil está relacionado à história de vida que possuem, aos conhecimentos adquiridos em seu dia a dia, na forma de experimentar seus sentimentos, sensações e emoções e no conhecimento de si mesma.

 

 

A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:


A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.


As duas asserções são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Por ser uma atividade que busca determinar fins, podemos dizer que o ato de planejar é uma atividade:

Marque com um X a única resposta correta.


Infalível.


Inconsistente.


Inconstante.


Indiscriminada.


Intencional.

A integração das atividades na Educação Infantil, contemplando os direitos de aprendizagem e os campos de experiência, encontra sentido na importante atuação do professor, agente fundamental no processo de ensino - aprendizagem da criança.

 

Portanto:

 

I-O professor precisa, no momento do planejamento, destacar os campos de experiência que vai trabalhar naquele dia/aula.

 

II-O professor precisa conhecer os vários fatores que precisam ser considerados, incluindo o repensar, os modos de agir, as estratégias e as técnicas didáticas.

 

III-O professor precisa, a cada dia da semana, trabalhar um campo de experiência porque assim ele vai reforçar os direitos de aprendizagem que direcionem para os conteúdos desenvolvidos.

 

IV-O professor precisa organizar sua prática de tal forma que contemple os registros das atividades desenvolvidas, incluindo os jogos, as brincadeiras, a literatura, a arte, a música, dentre outras.

 

Assinale a alternativa correta:


I, II e III apenas;


I e II apenas;


III e IV apenas;


I, III, IV apenas;


I, II, IV apenas;

Os jogos tradicionais como Ciranda-cirandinha, Cobra-cega, Barra-manteiga, Queimada, Jogo de pião, Pular corda, Passar anel, entre outros, são jogos que fizeram parte da infância de muitos de nós e de nossos antepassados, e, que ainda hoje, continuam sendo desenvolvidos pelas crianças.  Esses jogos possuem características de anonimato, tradicionalismo, transmissão oral, conservação e mudança.

Assinale, nas alternativas abaixo, quais são essas funções dos jogos tradicionais.

I-Perpetuar a cultura infantil;

II-Desenvolver a convivência social,

III-Demonstrar brincadeiras tradicionais;

IV-Desvalorizar as brincadeiras antigas;

Estão corretas as afirmativas:


I e IV, apenas.


II e III, apenas.


I, III e IV, apenas.


II e IV apenas.


I e II, apenas.

Páginas: 12345678910
1112